EnglishPortugueseSpanish

Análise histológica e histomorfométrica de dois biomateriais de origem xenógena para elevação de seio maxilar, com Lumina Bone Porous, por Sergio Charifker Ribeiro Martins

Sergio Charifker Ribeiro Martins

Compartilhe:

Confira o Abstract do artigo científico sobre “Análise histológica e histomorfométrica de dois biomateriais de origem xenógena para elevação de seio maxilar”, com Lumina Bone Porous, por Sergio Charifker Ribeiro Martins.

Este estudo analisou dois biomateriais xenógenos baseado em mineral ósseo bovino desproteinizado aplicado para elevação do seio maxilar.

Método e materiais: Quatorze pacientes foram submetidos a aumento de seio maxilar com um dos seguintes biomateriais: Criteria Lumina Bone Porous (grupo teste) ou Geistlich Bio-Oss (grupo controle), ambos de grande grânulos (1 a 2 mm).

Após 6 meses, biópsias de trefina foram coletadas no momento da colocação do implante: 27 amostras (11 pacientes) no grupo teste; 7 amostras (3 pacientes) no controle grupo.

As biópsias foram analisadas por histologia descritiva e histomorfometria, na qual as porcentagens de recém-formados osso, partículas residuais de biomaterial e tecido conjuntivo foram avaliados.

Resultados: A histomorfometria mostrou médias para os grupos teste e controle, respectivamente, de 32,41% ± 9,42% e 26,59% ± 4,88% para osso neoformado, 22,89% ± 4,58% e 25,00% ± 4,81% para biomaterial residual, e 44,70% ± 9,54% e 48,41% ± 3,36% para tecido conjuntivo.

Não havia diferenças entre os grupos (P > 0,05).

Conclusão: Este estudo concluiu que o Criteria Lumina Bone Porous apresentou características histológicas e histomorfométricas para Geistlich Bio-Oss 6 meses após a cirurgia de elevação do seio, identificando atestaram o biomaterial como uma alternativa interessante para aumento ósseo no seio maxilar.

Palavras-chave: biomateriais, enxerto ósseo, substitutos ósseos, estudo clínico, histomorfometria, elevação do seio maxilar

Clique para acessar artigo completo em PDF

Outros casos clínicos

Comparison of

Confira o estudo comparativo com membrana Lumina Dermal “Comparison of the Stress Analysis To Obtain The Tensile Properties of Three Type-1 and Type-3 Collagen

Continuar lendo

Segmental osteotomy

Confira o artigo sobre “Segmental osteotomy with interpositional bone grafting in the posterior maxillary region", por Claudio Nóia.

Continuar lendo

Tratamento de

Confira o artigo sobre “Tratamento de defeito vertical do rebordo através da técnica de enxerto sandwich", por Bruno Costa Martins de Sá.

Continuar lendo

Preservação do

Confira o Abstract do artigo sobre "Preservação do rebordo alveolar através de membranas não reabsorvíveis", por Bruno Costa Martins de Sá.

Continuar lendo

Tratamento da

Confira o artigo sobre “Tratamento da Atrofa Vertical Posterior de Mandíbula através de Osteotomia Sandwich: Série de Casos", por Claudio Ferreira Nóia.

Continuar lendo

Otimização de

Confira o artigo sobre “Otimização de resultados através da colocação do Implante Dentário e associação de osso liofilizado e membrana reabsorvível”, por Guilherme Contador.

Continuar lendo

Preservação do

Confira o artigo sobre “Preservação do Rebordo Alveolar com perda óssea vestibular associada a biomaterial e membrana PTFE densa intencionalmente exposta ao meio bucal",

Continuar lendo

Considerations on

Confira o artigo sobre "Considerations on the Use of Lumina-Porous® Biomaterial in Maxillary Sinus Floor", por Douglas Rangel Goulart

Continuar lendo

Estudo retrospectivo

Confira o artigo sobre "Estudo retrospectivo de ROG sem selamento fibromucoso primário com membranas densas de politetrafluoretileno (d-PTFE)(...)", por Sérgio Jayme. 

Continuar lendo

Expansão Cirúrgica

Confira o Abstract do artigo sobre "Expansão Cirúrgica do Rebordo Mandibular e instalação simultânea de Implantes Dentários", por Henrique de Carvalho Petean.

Continuar lendo
plugins premium WordPress