Confira o Abstract do artigo científico sobre “Implante imediato de dupla camada Preservação Associada à Mistura de Xenoenxerto e Enxerto Ósseo Autógeno Particulado: Relato de Caso – com barreira PTFE”, por Leandro Lécio.
A preservação alveolar após exodontia ainda é um dos assuntos mais importantes da odontologia, devido ao interesse em reabilitações futuras com ou sem reabilitação implantossuportada de elementos ausentes.
O presente trabalho relata a de caso de falha do primeiro pré-molar superior direito e colocação imediata de implante dentário, associado a enxerto e membrana/barreira de dupla camada para manutenção da arquitetura alveolar.
Após análise tomográfica, optou-se, em consenso com o paciente, a remoção do dente com falha e implantação e reconstrução imediata com xenoenxerto associado a enxerto autólogo particulado.
O uso de xenoenxerto associado a osso autólogo promove tanto a ossecondução quanto a osseoindução, potencializando a formação de neoósseos.
O uso desta mistura de enxerto sob o tipo III membrana de colágeno e barreira de politetrafluoretileno denso (d-PTFE), garantem que dentro do alvéolo fresco formar uma grande quantidade de osso.
Seguindo os resultados de estudos e pesquisas sobre o tema da preservação do osso alveolar cume pelo uso de uma dupla membrana, conclui-se que quando esta técnica é aplicada, há maior preservação do rebordo ósseo alveolar e manutenção do volume ósseo, fatores importantes para uma boa saúde peri-implantar e maior sobrevida do implante imediato.
Palavras-chave: Preservação de cristas; dupla camada; membrana de colágeno; d-PTFE; Implantes imediatos
Acesso ao artigo completo no botão abaixo.