Confira o Abstract do artigo sobre “Otimização de resultados através da colocação do Implante Dentário e associação de osso liofilizado e membrana reabsorvível – relato de caso”, por Guilherme Pirágine Contador.
A realização de enxertia óssea convencional visando corrigir defeitos ósseos, para posterior colocação de implantes dentários é uma opção viável e previsível, mas que aumenta o tempo e a morbidade dos tratamentos implantodônticos.
Sendo assim, a realização da implantação mesmo em áreas com deficiente volume ósseo, associada à colocação de biomateriais e membranas reabsorvíveis é uma opção para reduzir a duração e a morbidade do tratamento.
De acordo com a literatura, esse método quando bem indicado e executado, proporciona resultados semelhantes à enxertia convencional.
Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi relatar e discutir o caso clínico de um paciente que apresentava perda óssea em região anterior de mandíbula e que foi tratado através de implantação, colocação de biomaterial e membrana reabsorvível sobre a superfície exposta do implante, no mesmo momento cirúrgico.
Os resultados pós-operatórios demonstram estabilidade, tecidos moles mantidos em posição e volume gengival adequado, o que vem a evidenciar o sucesso do plano de tratamento executado.
Descritores: Implantes dentários, transplante ósseo, materiais biocompatíveis.