Confira o Abstract do artigo sobre “Expansão da crista alveolar para instalação de implantes dentários: relato de caso”, por Tárcio Hiroshi Ishimine Skiba
Um dos grandes desafios da Odontologia moderna é a instalação de implantes dentários em regiões que apresentam tecido ósseo insuficiente.
Nesse sentido, foram desenvolvidas técnicas como a split crest, que consiste em uma osteotomia longitudinal na crista alveolar, permitindo a expansão das tábuas ósseas e possibilitando a instalação de implantes com osso circundante suficiente.
Sendo assim, o presente trabalho relata o caso de um paciente que procurou reabilitação com implantes dentários para a região anterossuperior, mas cujas avaliações clínica e radiográfica evidenciaram atrofia do rebordo alveolar.
O paciente foi orientado e submetido ao tratamento com expansão do rebordo alveolar utilizando expansores rotatórios, associada à colocação imediata dos implantes na região correspondente aos elementos #12 e #21 e posterior colocação de prótese parcial fixa de quatro elementos sobre implantes.
A técnica de expansão do rebordo alveolar demonstrou ser simples e confiável, permitindo a instalação dos implantes de forma segura e previsível.
Palavras-chave: Implantes dentários. Transplante ósseo. Osteotomia.