EnglishPortugueseSpanish

Associação entre osso autógeno e material heterógeno como forma de otimização de resultado em enxertia óssea: relato de caso, por Claudio Ferreira Nóia

Claudio Ferreira Nóia

Compartilhe:

Confira o abstract do artigo sobre “Associação entre osso autógeno e material heterógeno como forma de otimização de resultado em enxertia óssea: relato de caso”, por Claudio Ferreira Nóia.

Ainda nos dias atuais, a reabilitação de regiões que apresentam tecido ósseo insuficiente para instalação de implantes dentários permanece um grande desafio ao cirurgião.

Nesse sentido, a associação de enxerto autógeno e material heterógeno é reportada na literatura como uma opção viável e previsível, com a capacidade de readequar esses rebordos, tornando-os aptos a receber implantes.

Objetivo: o objetivo do presente trabalho é relatar o caso clínico de um paciente que procurou reabilitação com implantes dentários para a região anterossuperior, mas cujas avaliações clínica e radiográfica evidenciaram atrofia do rebordo alveolar.

Métodos: diante disso, o paciente foi orientado e submetido à reconstrução óssea da região, por meio da remoção de enxerto do mento.

Após a remoção do enxerto, esse foi adaptado e fixado à região receptora em associação com material heterógeno e membrana de colágeno reabsorvível.

Decorrido cinco meses da cirurgia de enxerto, foi realizada a instalação dos implantes dentários na região, sendo possível observar a excelente incorporação do enxerto e praticamente a ausência de reabsorção do osso autógeno.

Conclusão: podemos afirmar que a associação entre osso autógeno e heterógeno mostrou-se uma opção previsível, com pouca ou nenhuma reabsorção, possibilitando a instalação de implantes em posições e proporções adequadas.

Palavras-chave: Transplante ósseo. Reabsorção óssea. Implantes dentários.

Outros casos clínicos

Comparison of

Confira o estudo comparativo com membrana Lumina Dermal “Comparison of the Stress Analysis To Obtain The Tensile Properties of Three Type-1 and Type-3 Collagen

Continuar lendo

Segmental osteotomy

Confira o artigo sobre “Segmental osteotomy with interpositional bone grafting in the posterior maxillary region", por Claudio Nóia.

Continuar lendo

Tratamento de

Confira o artigo sobre “Tratamento de defeito vertical do rebordo através da técnica de enxerto sandwich", por Bruno Costa Martins de Sá.

Continuar lendo

Preservação do

Confira o Abstract do artigo sobre "Preservação do rebordo alveolar através de membranas não reabsorvíveis", por Bruno Costa Martins de Sá.

Continuar lendo

Tratamento da

Confira o artigo sobre “Tratamento da Atrofa Vertical Posterior de Mandíbula através de Osteotomia Sandwich: Série de Casos", por Claudio Ferreira Nóia.

Continuar lendo

Otimização de

Confira o artigo sobre “Otimização de resultados através da colocação do Implante Dentário e associação de osso liofilizado e membrana reabsorvível”, por Guilherme Contador.

Continuar lendo

Preservação do

Confira o artigo sobre “Preservação do Rebordo Alveolar com perda óssea vestibular associada a biomaterial e membrana PTFE densa intencionalmente exposta ao meio bucal",

Continuar lendo

Considerations on

Confira o artigo sobre "Considerations on the Use of Lumina-Porous® Biomaterial in Maxillary Sinus Floor", por Douglas Rangel Goulart

Continuar lendo

Estudo retrospectivo

Confira o artigo sobre "Estudo retrospectivo de ROG sem selamento fibromucoso primário com membranas densas de politetrafluoretileno (d-PTFE)(...)", por Sérgio Jayme. 

Continuar lendo

Expansão Cirúrgica

Confira o Abstract do artigo sobre "Expansão Cirúrgica do Rebordo Mandibular e instalação simultânea de Implantes Dentários", por Henrique de Carvalho Petean.

Continuar lendo
plugins premium WordPress