Confira o artigo sobre “Considerações clínicas para otimização dos resultados em enxertia óssea: parte II”, por Claudio Ferreira Nóia.
Na Implantodontia, a otimização dos resultados é uma preocupação constante dos profissionais que a exercem.
Para isso, é necessário abordar, de forma adequada, fatores que podem influenciar diretamente os resultados desses tipos de reabilitações.
Nesse sentido, abordamos e discutimos, neste trabalho, a importância de alguns aspectos que influenciam diretamente os enxertos de tecido ósseo, como sua adaptação e fixação ao leito receptor, bem como o preenchimento de interfaces e a cobertura dos enxertos com biomateriais, aliados ao uso de membranas reabsorvíveis.
Além disso, abordamos e discutimos, também, sobre a crescente utilização de biomateriais no preenchimento do espaço vestibular nos casos de implantes imediatos, o que veio a dar segurança nesse tipo de implantação, estabilizando os tecidos envolvidos.
Desse modo, atualmente, é possível afirmar que os bons resultados obtidos com as implantações imediatas possibilitam uma diminuição no número de grandes reconstruções.
Palavras-chave: Aumento do rebordo alveolar. Reabsorção óssea. Implantes dentários.