Confira o artigo sobre “Tratamento da Atrofa Vertical Posterior de Mandíbula através de Osteotomia Sandwich: Série de Casos”, por Claudio Ferreira Nóia.
O tratamento dos defeitos ósseos verticais do rebordo alveolar é considerado como um grande desafio aos cirurgiões, mesmo nos dias atuais.
Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de radiografas panorâmicas, o ganho ósseo em altura em sítios reconstruídos através da técnica de osteotomia sandwich na região posterior de mandíbulas com atrofa óssea vertical.
A amostra foi constituída de 8 pacientes (média de 46 anos de idade), onde foram realizados 11 procedimentos reconstrutivos.
Os pacientes foram submetidos a exames com radiografas panorâmicas no período pré-operatório e após 4 meses da realização do enxerto, nas quais foram realizadas medições para avaliar o ganho vertical obtido.
Os resultados mostraram ganho vertical satisfatório em todos os casos (média de 5.13 mm).
Três pacientes relataram parestesia pós-operatória, resolvida espontaneamente após 3 meses.
No momento da instalação dos implantes, os materiais interpostos entre os segmentos osteotomizados (osso autógeno + biomaterial) encontravam-se em processo avançado de incorporação.
Um total de 31 implantes foi instalado nas regiões enxertadas, sendo a maioria com 10 mm de comprimento.
Em conclusão, a técnica de osteotomia sandwich mostrou-se eficaz para ganho em altura, possibilitando a instalação de implantes de maior comprimento.
INT J ORAL MAXILLOFAC IMPLANTS – edição em português 2016;1:278-283. Doi: 10.20432/jomi278.
Palavras-chave: perda do osso alveolar, enxerto ósseo, implantes dentários.